quinta-feira, 12 de março de 2015

Israel e Palestina

A faixa de Gaza é um dos conflitos mais falados no mundo atual. O conflito entre eles existe desde que os Judeus resolvem voltar a sua terra, A Terra Prometida, que havia sido “tomada” pelos Palestinos. Esse conflito só se tornou maior depois que três adolescentes Israelenses foram sequestrados e mortos e Israel culpou o Hamas.
Cada lado tem uma forma de defender suas razões de atacar o inimigo. Israel, como já foi dito, teve sequestrado três adolescentes, o Hamas, não só atira foguetes para Israel, como aumentou seu arsenal e agora atinge com mais força, Israel confirma que o Hamas tem armas em locais residenciais em Gaza, Para Israel, o Hamas é um grupo terrorista que não aceita que Israel é um estado. Esses são os motivos pelos quais Israel afirma que “precisa se defender da Palestina”.
A Palestina também tem seus argumentos. Um adolescente palestino foi queimado vivo por israelenses, três dos detidos confessaram o crime, Israel prendeu seis judeus extremistas por isso. Os palestinos consideram o poder de Israel na palestina abusivo e com uma situação humanitária insustentável, já que os moradores dependem de Israel para ter comida, água, eletricidade e até moeda. A força de Israel, é muito maior que a da Palestina, causando mais mortes do lado fraco. Israel deteve militantes do Hamas buscando por três israelenses perdidos na Cisjordânia. Por esses motivos, a Palestina também diz que “precisa se defender” dos ataques de Israel.
A Faixa de Gaza pertencia aos Israelenses, que ganhou na guerra dos 6 dias em 67, e foi “dada” aos Palestinos em 2005, mas boa parte do território ainda é dominado por Israel. Em 2007, quando Hamas ganhou as eleições parlamentares, isso não foi reconhecido pelo seu opositor: Fatah. O que rachou a administração e fez que o Hamas controlasse a Faixa de Gaza e Fatah ficasse a cargo da Cisjordânia. A partir daí, Israel e Hamas não dialogam.

Hamas é a sigla de Ḥarakat al-Muqāwamat al-Islāmiyyah (em português, Movimento de Resistência Islâmica). É considerado a maior organização islâmica no território palestino da atualidade, um de seus criadores, o xeque Ahmed Yassin, que queria a destruição do estado de Israel. O grupo surgiu em 1987, depois da primeira revolta Palestina contra o a ocupação Israelense na Cisjordânia e na Faixa de Gaza. Hamas estabelece dois objetivos: promover a luta armada contra Israel e realizar programas de bem-estar social.

Um comentário:

  1. Israel tem que aceitar a criação de um Estado para os palestinos e os grupos palestinos têm que respeitar o Estado de Israel, nada se resolve com violência, é necessário fazer acordos sobre fronteiras e organizar as coisas, claro não é simples, mas é preciso pensar sobre. Sem resolver certas coisas um acordo nunca acontecerá. (Grupo: Conflitos na Nigéria)

    ResponderExcluir